domingo, 28 de maio de 2017

Matéria Escura e Antimatéria



   Ambas duas coisas que geralmente não entendem, então vou explicá-las hoje.

Antimatéria

   Antimatéria é o oposto da matéria, formada por antielétrons (ou pósitrons) positivos, antinêutrons e antiprótons negativos. Prótons e nêutrons são formados por quarks? Pois esses são de antiquarks. E todos os átomos existentes possuem uma versão contrária com mesma massa. Ela foi produzida em muita menor quantidade no Big Bang (não sabemos porquê), por isso não encontramos até o momento nenhuma galáxia de antimatéria.
   Ao toque com a matéria, as duas se "desfazem". E respeitando o princípio da conservação de massas (que diz: "Na natureza nada se crianada se perdetudo se transforma"), é liberada energia da matéria e da antimatéria, em geral na forma de luz e raios gama.

Resultado de imagem para antimatéria e materia

   Conseguiram acumular alguns átomos de anti-hidrogênio em recipientes com ajuda de campos magnéticos, e a partir daí as pesquisas não pararam.

Matéria Escura

   Não se sabe direito o que é a matéria escura. Ela foi teorizada ao calcularem a massa da Via Láctea e sua velocidade. Porém o que encontraram foi que para ela estar desta forma, ela deveria ter aproximadamente dez vezes mais do que achávamos que tinha, ou não haveria gravidade o bastante para se formar planetas, estrelas, etc. Há, então, algo não visível ao espectro eletromagnético (não interage com a luz, é invisível pra nós) na galáxia. Provou ser existente ao identificarem uma oscilação com a luz, ou seja, ela exerce interação com a gravidade.
   O que se sabe é: não interage com a luz, interage com a gravidade, não é antimatéria (se fosse, ela colidiria com a matéria e se transformariam em energia) nem matéria.
   Já a energia escura não pode ser provada, mas podemos ver seus efeitos observando as galáxias: há um aumento da tonalidade vermelha quanto mais distante a galáxia está. E isto se dá pela expansão do Universo em crescente aceleração (as ondas de luz vão se "esticando", ficando mais avermelhadas) por conta da energia escura.
   Soube-se então que aproximadamente 5% apenas do nosso Universo é de matéria comum, e o restante é matéria e energia escuras. Isso nos mostra que não conhecemos quase nada, apenas uma mínima fração do Universo é compreensível para nós. Espero que tenham entendido.

Fontes: (nem tudo está aí, me perdoem ;-;)

https://www.youtube.com/watch?v=QAa2O_8wBUQ
http://www.superinteressante.pt/index.php/ciencia/artigos/390-o-misterio-da-antimateria
http://hypescience.com/fisicos-conseguem-capturar-antimateria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário