quinta-feira, 29 de junho de 2017

Energia

   Utilizamos energia elétrica para ligar dispositivos, acender uma lâmpada e até para congelar alimentos. Mas como isso acontece? Bem, tudo o que existe é energia e matéria (que concluímos ser energia concentrada neste post). E nada desaparece nem surge, tudo veio de algo. Como disse Lavoisier: "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Mas em quais formas a energia pode se manifestar?

Energia Luminosa
   A luz é uma onda eletromagnética, que viaja mais rapidamente em substâncias menos densas, chegando a aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo no vácuo. Dependendo de como essa onda se forma (se ela é mais "longa", alta, etc.) ela pode ser classificada no espectro eletromagnético.

Resultado de imagem para espectro eletromagnético

Como se vê nesta imagem, apenas uma pequena porção é visível por nós. E essa parte é justamente a que consegue passar pela água (e nossos antepassados aquáticos se adaptaram para ver esta parte do espectro). Talvez eu escreva um dia sobre Óptica para vocês entenderem mais sobre isso.


Energia Elétrica
   Eletricidade são elétrons correndo por um fio. Os metais possuem uma formação molecular que deixa os elétrons passarem livremente entre eles, os tornando bons condutores (também vou falar sobre isso em outro post). Em volta temos borracha, um material isolante, para não nos dar choque. E ocorrem fenômenos diferentes em corpos eletrizados. É o que a eletrostática estuda.
   Atualmente usamos cobre para fios elétricos, porque ouro e prata não são tão baratinhos.




Energia Mecânica

   É a união das energias cinética e potencial de um corpo: o movimento que está ocorrendo, e o que tem força para ocorrer. É medido em Joules.








Energia Cinética

   A energia do movimento. Se colocamos um corpo em movimento, ele vai continuar com a mesma velocidade, na mesma direção, até que algo mude isso. Se jogamos uma bola para o alto, ela vai desacelerando porque a bolinha está "empurrando o ar" na frente dela (além dessa energia se transformar em calor, eletricidade, etc. durante o caminho).

Energia Potencial


A energia potencial está irritada
pois é sempre a cinética que sai voando
   Poderíamos pensar nela como um armazenamento de energia querendo se tornar cinética. Ela pode ser elástica ou gravitacional. Por exemplo, nós estamos sempre sendo puxados pela Terra, por causa da gravidade. Mas não é por causa disso que você está caindo pra sempre, existe um chão abaixo de você que te ergue para cima (eu acho, mas se você estiver lendo enquanto pula de paraquedas ou brinca de bungee jump, boa sorte na queda). A mesma coisa ocorre ao esticarmos um elástico. Se o segurarmos, ele não vai poder "relaxar", mas essa energia está lá, na forma de energia potencial.


Com o pêndulo podemos explicar isso melhor:
   A primeira bola do pêndulo foi levantada. Assim ela recebeu energia potencial gravitacional. Ao soltá-la essa energia se torna cinética, movendo-a em direção à segunda bolinha.






   Essa energia passa de uma para a outra, até que a última se levanta, um pouco menos que a primeira. Isso porque parte dessa energia foi perdida (transformada) durante essa passagem de uma bolinha para outra, e com o contato com o ar (que foi empurrado no processo).


Energia Sonora

   O som também se propaga por ondas, passando mais rapidamente por objetos mais densos (não viaja no vácuo). Por isso sua velocidade no ar é de aproximadamente 340 metros por segundo. E é por essa diferença com a luz que, com o raio, vemos (o relâmpago) antes de ouvirmos (o trovão). Ouvimos entre 16 Hz e 20000Hz, e igual às luzes infravermelho e ultravioleta, temos infra sons e ultrassons. Veja aqui uma tabela com uma lista dos animais e suas capacidades auditivas.



Energia Térmica

   Está relacionada às vibrações moleculares como manifestação de energia (toda matéria está em constante movimento, mesmo que microscópico). A diferença para a temperatura é que a energia térmica é a soma de todas essas vibrações e movimentos, e a temperatura é a média destes (1kg de massa e 2kg podem estar na mesma temperatura, mas a segunda possui o dobro de energia térmica). Podemos medir em Joules ou calorias.



Energia Química



   A última, mas não menos importante, é a energia química. Ela é a energia contida nas ligações entre as moléculas, e só é "exposta" ao quebrarmos essas ligações. Os foguetes usam a energia de oxigênio e hidrogênio formando água, por exemplo. Mas essa energia depende da substância, podendo haver mais ou menos atração entre os átomos.








Fontes:

2 comentários:

  1. Admiro a maneira divertida de apresentar os assuntos facilitando o entendimento do texto.Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Anônimo!!! Seu blog é muito interessante, você consegue explicar temas "difíceis" com bom humor. No fim, o assunto até parece fácil!!!
    Gosto também dos desenhos, nota dez!!!

    ResponderExcluir