Energia Luminosa
A luz é uma onda eletromagnética, que viaja mais rapidamente em substâncias menos densas, chegando a aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo no vácuo. Dependendo de como essa onda se forma (se ela é mais "longa", alta, etc.) ela pode ser classificada no espectro eletromagnético.
Como se vê nesta imagem, apenas uma pequena porção é visível por nós. E essa parte é justamente a que consegue passar pela água (e nossos antepassados aquáticos se adaptaram para ver esta parte do espectro). Talvez eu escreva um dia sobre Óptica para vocês entenderem mais sobre isso.
Energia Elétrica
Eletricidade são elétrons correndo por um fio. Os metais possuem uma formação molecular que deixa os elétrons passarem livremente entre eles, os tornando bons condutores (também vou falar sobre isso em outro post). Em volta temos borracha, um material isolante, para não nos dar choque. E ocorrem fenômenos diferentes em corpos eletrizados. É o que a eletrostática estuda.
Atualmente usamos cobre para fios elétricos, porque ouro e prata não são tão baratinhos.
Energia Mecânica

Energia Cinética
A energia do movimento. Se colocamos um corpo em movimento, ele vai continuar com a mesma velocidade, na mesma direção, até que algo mude isso. Se jogamos uma bola para o alto, ela vai desacelerando porque a bolinha está "empurrando o ar" na frente dela (além dessa energia se transformar em calor, eletricidade, etc. durante o caminho).
Energia Potencial
![]() |
A energia potencial está irritada pois é sempre a cinética que sai voando |
Com o pêndulo podemos explicar isso melhor:
A primeira bola do pêndulo foi levantada. Assim ela recebeu energia potencial gravitacional. Ao soltá-la essa energia se torna cinética, movendo-a em direção à segunda bolinha.

Energia Sonora

Energia Térmica

Energia Química

A última, mas não menos importante, é a energia química. Ela é a energia contida nas ligações entre as moléculas, e só é "exposta" ao quebrarmos essas ligações. Os foguetes usam a energia de oxigênio e hidrogênio formando água, por exemplo. Mas essa energia depende da substância, podendo haver mais ou menos atração entre os átomos.
Fontes:
mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/energia-cinetica.htm
www.infoescola.com/fisica/acustica/
brasilescola.uol.com.br/fisica/a-velocidade-som.htm
e-escola.tecnico.ulisboa.pt/topico.asp?hid=601
energia-quimica.info/
pt.wikipedia.org/wiki/Propuls%C3%A3o_de_foguete#Impulso
www.infoescola.com/fisica/acustica/
brasilescola.uol.com.br/fisica/a-velocidade-som.htm
e-escola.tecnico.ulisboa.pt/topico.asp?hid=601
energia-quimica.info/
pt.wikipedia.org/wiki/Propuls%C3%A3o_de_foguete#Impulso