quinta-feira, 20 de abril de 2017

Big Bang - A Grande Explosão

A criação/geração do universo foi por muitos séculos questão de polêmica, mas atualmente a resposta é quase unânime, mesmo com várias coisas que ainda não entendemos: O Big Bang.
Em 1948 o cientista ucraniano (naturalizado estadunidense) George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966) afirmaram que o universo surgiu após uma grande explosão cósmica (entre 10 e 20 bilhões de anos).
Essa teoria está (em geral) de acordo com a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, e com Edwin Hubble e Milton Humason, que aliás esteve em conflito com Georges Lemaître pois propôs a mesma ideia (propuseram a ideia de que o universo está se expandindo de um mesmo ponto comum).


Basicamente ocorreu assim: um ponto possuía toda a matéria e energia existente (e matéria e energia escura, mas explico isso melhor em breve), e essa concentração criou uma grande explosão que gerou o Universo.
A expansão causou o resfriamento e então inúmeras partículas se dissiparam e se uniram. Quarks começaram a se atrair e formaram prótons e nêutrons, e com elétrons formaram átomos (isso tudo em um segundo), que formaram moléculas, etc., até se criarem aglomerados de matéria: São os planetas, as estrelas, os asteroides, e tudo que existe.



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário