terça-feira, 18 de julho de 2017

Ligações Químicas, Condutores, Dureza e Maleabilidade

   Já se perguntou por que os metais conduzem energia? Essa característica dos metais vêm de suas ligações químicas. E é sobre isso e outras coisas que vou explicar hoje.

Ligações Químicas

   Os átomos, de acordo com a Teoria do Octeto, precisam de oito elétrons na sua última camada (chamada camada de valência) para ficarem estáveis, ou dois se só tiverem uma camada. Existem três tipos de ligações químicas.
   Temos as ligações iônicas quando se unem elementos positivamente carregados (cátions) com os negativamente carregados (ânions). Assim, o átomo que tem elétrons a mais doa para o que falta, e eles se estabilizam. Exemplo: Na+Cl-= NaCl (cloreto de sódio ou sal de cozinha).
   As ligações covalentes são entre átomos com falta de elétrons, então eles compartilham para terem oito. Assim o elétron passa pelas camadas dos dois (ou mais) átomos. Exemplo: Água.
   E as ligações metálicas são entre metais (uau). Eles têm elétrons demais, que ficam em volta dos átomos, nadando livremente. Tanto é que essa parte é chamada de mar de elétrons. Exemplo: Ferro.

----/---/----

   "Mas você não falou nada sobre a pergunta do começo". Eu precisava explicar isso antes. Voltando à pergunta, esse mar de elétrons permite que o calor e eletricidade  passem rapidamente pela substância. É por isso que os apoios das panelas não são de metal. Senão você se queimaria muito facilmente, ao contrário do plástico, que demora para aquecer.
   Agora, outra pergunta: Ao fazer uma espada ou outra ferramenta, utilizava-se o material mais duro? Bem, o material natural com maior dureza é o diamante, mas mesmo se eles tivessem diamante o bastante para criar uma espada, não o usariam. E isso é porque precisa-se, além de dureza, que o material tenha maleabilidade. "Mas por que eles precisariam?"
   Dureza é o quanto um objeto aguenta um socão, ou coisas mais fortes que um socão. Porém não é necessariamente resistência, porque essa dureza não é infinita. O vidro é mais duro que plástico, mas solte os dois da mesma altura e veja qual quebrou (é só um exemplo, por favor não faça isso). Isso é porque o plástico é mais maleável, e modifica seu formato ao cair ou bater em algo. E a sua espada entortar um pouquinho é melhor do que sua lâmina se rachar no meio de uma luta medieval.

Escala de Dureza de Mohs (se um material risca o outro, ele é mais duro) em ordem crescente:
Talco, Gipsita, Calcita, Fluorita, Apatita, Ortoclásio, Quartzo, Topázio, Coríndon e Diamante.

Fontes:

sexta-feira, 14 de julho de 2017

As 4 Forças do Universo

   As 4 forças Forças possibilitam a formação de, bem, tudo o que existe. E hoje vamos ver o que é cada uma.


Força Nuclear Forte

   É a mais forte das forças, porém tem baixo alcance, e graças a ela se formam os átomos. Ela que contradiz a força repulsiva entre os prótons (positivo repele positivo) e os une no núcleo, por exemplo. "A força das cores", que une os quarks, seria uma manifestação menor da mesma coisa. Seus mediadores são glúons.







Força Nuclear Fraca

   Ela é a responsável pelo decaimento radioativo. Seu alcance é 1000 vezes menor que a Força Nuclear Forte, e mesmo sendo mais forte que o eletromagnetismo, seu alcance é muito pequeno e sua força se diminui. Seus mediadores são os bósons W (para interações carregadas positivamente ou negativamente) e Z (e para as interações nulas). Eles são massivos e lentos.





Gravidade

   A gravidade é a responsável por aproximar os átomos, formando assim substâncias quando se tornam estáveis. Todos sabem q ela faz você ficar na Terra, mas uma coisa que ninguém lembra é que seu corpo simplesmente não existiria sem gravidade. Por causa dela a Lua gira em torno da Terra, e giramos em volta do Sol. Assim dizemos que estamos em órbita do Sol (que também está em órbita do centro da Via Láctea). A velocidade para um objeto cair, na teoria, seria a mesma para todos os corpos, porém o atrito dos corpos com o ar faz com que eles percam energia cinética. Até hoje não encontraram nenhuma partícula que realiza o papel da gravidade.

Eletromagnetismo

   Explica o espectro eletromagnético e também ímãs. Os fótons são os responsáveis, e a variação de sua onda modifica o efeito na matéria. É uma força polarizada, podendo ser positiva ou negativa. As ondas do microondas, por exemplo, aquecem moléculas de água. Mas também esclarece o funcionamento de ímãs e bússolas. Os opostos se atraem, os iguais se repelem. E isso também serve para corpos eletrizados, pois eles têm uma relação direta.




Fontes:
www.youtube.com/watch?v=a-6skWBuHaE
www.youtube.com/watch?v=uf-dunmIvg8
hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/Forces/funfor.html
hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/Forces/color.html#c1

www.infoescola.com/fisica/forca-nuclear-fraca/